O papel da liderança é servir, isto é, identificar e satisfazer as necessidades legítimas. Nesse processo, será preciso freqüentemente fazer sacrifícios por aqueles a quem servimos. A real capacidade de liderança não fala da personalidade do líder, de suas posses ou carisma, mas fala muito de quem ele é como pessoa.
Liderança é essência é caráter. Liderança e amor são questões ligadas ao caráter. Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso. Estas são qualidades construtoras do caráter, são os hábitos que precisamos desenvolver e amadurecer se quisermos nos tornar líderes de sucesso, que vence no teste e no tempo.
A liderança começa com a vontade, que é nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento. É preciso ter vontade para escolhermos amar, sentir as reais necessidades, e não os desejos daqueles que lideramos, e para atender a essas necessidades, precisamos nos dispor a seguir e até mesmo a nos sacrificar, e quando isso acontece, exercermos autoridade e influência sobre os outros, requer uma enorme doação pessoal. E fundamental compreender a diferença entre poder e autoridade.
-Poder: é forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. O poder corrói os relacionamentos. Quando recorrer ao poder, reflita sobre as razões que obrigam a recorrer a ele.
-Autoridade: É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal, porque você pediu.
Então, sejamos líderes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário